A Estratégia por trás do ajuste de Pricing de $4,8 Bilhões da Amazon

Um ajuste de Pricing que vale $4,8 Bilhões.

Yep. Bilhões.

Uma das coisas mais importantes na sua estratégia de pricing é entender quais são as avenidas de receitas possíveis para seu produto.

Existem muitas formas de monetizar um mesmo produto, e a Amazon está estimando adicionar uma nova receita de $4,8 Bilhões ao aplicar esse conceito no seu modelo de pricing.

 

Como ela está fazendo isso?

O serviço Amazon Prime Video passará a exibir anúncios durante o seu conteúdo já a partir de fevereiro em alguns países.

Ou seja: a Amazon está retirando um recurso que era gratuito a todos os usuários (assistir 

conteúdo sem anúncios) e tornando-o um recurso pago.

Essa estratégia já foi adotada por alguns outros players do mercado de streaming, como Netflix e Disney+, e agora está sendo seguida pela Amazon.

Ainda não chegou no Brasil, pois esse processo será feito em fases.

Fase 01: EUA, UK, Alemanha e Canadá.

Fase 02: França, Itália, México e Austrália.

Ainda não há data para os demais países, então não sabemos quando passará a valer por aqui.

 

 

Por que esse movimento é tão estratégico?

 Motivo #01: Porque gera duas novas fontes de receita com um único movimento. E por isso o número é tão expressivo.

O Prime Vídeo faz parte da assinatura Amazon Prime, que nos EUA tem o preço de $14.99 por mês para os usuários. Para excluir os anúncios o usuário pagará um adicional de $2.99 mensal, passando a sua assinatura mensal para $17.98. Um aumento de preço de 20%.

Usuários que desejam seguir com a mesma experiência de uso (sem anúncios) poderão pagar esse adicional de 20% no valor da sua assinatura.

Expectativa de receita do upsell desses usuários: $1,8 Bilhões.

E ainda há a receita dos anunciantes que passarão a ter um novo espaço para exibir publicidade.

Expectativa de receita dos novos anunciantes: $3 Bilhões.

No total temos $4,8 Bilhões de expectativa de nova receita.

 

 

Motivo #02: Porque é um ajuste de estrutura de pricing e também de empacotamento de produto. 

Você está retirando um recurso que era gratuito a todos os usuários (assistir conteúdo sem anúncios) e tornando-o um recurso pago.

Ou seja, você precisou entender o comportamento de uso do produto para avaliar quais são os recursos mais valiosos do produto.

Aí sim você pode oferecer a possibilidade de alguns usuários pagarem um pouco mais para seguir com a mesma experiência de uso que tinham antes.

Nem todos os recursos do seu produto tem o mesmo valor para os usuários.

E mesmo quando você descobre quais são os mais valiosos, nem todos os usuários terão a disposição em pagar por esse novo recurso pago.

E por isso sempre consideramos o percentual de risco de churn na análise financeira.

Qual é o percentual de usuários que podem cancelar o serviço devido a essa mudança?

Mover um recurso gratuito para pago é sempre algo delicado, pois envolve mudanças em tanto em produto quanto em projeções de venda e lucro.

 

Como você pode aplicar esses insights no seu produto?

 

Plano de Ação prático

  • Liste as entregas técnicas do seu produto
  • Crie um ranking de valor: quais recursos são mais valiosos do ponto de vista do usuário/consumidor?
  • Pense quais recursos valorizados pelos usuários poderiam estar em planos mais caros
  • Faça uma validação técnica do novo empacotamento (é possível habilitar ou desabilitar um recurso?)
  • Faça uma simulação financeira com base na sua expectativa de upsell (quantos usuários migrariam para o novo plano?)
  • Considere o percentual de usuários que cancelaria o plano após não ter mais acesso ao recurso que agora se tornou mais caro
 

Larissa Sielichoff é a primeira pesquisadora do Brasil com mestrado em Precificação baseada em valor, e também especialista em Pricing.

É CEO e fundadora da Priceloop, uma empresa de consultoria & educação que desenvolve e otimiza Estratégias de Precificação.

Desenvolveu um método exclusivo de pricing para produtos e serviços que desejam vender valor sempre.


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *